INTELIGÊNCIA POSITIVA

A inteligência positiva nasceu após um conjunto de neurocientistas e psicólogos testemunharem o nosso Cérebro em plena Ação, graças ao aparelho de ressonância magnética, o que despertou a curiosidade sobre as funções neurais e o desempenho junto ao sucesso ou fracasso do ser humano.

Após esse maravilhoso experimento científico, foi possível observar alguns comportamentos emocionais e suas reações. Estudos mais aprofundados, mostrou que o nosso desenvolvimento é composto por um vasto potencial que muitas vezes é limitado e em outras ilimitado devido ao fortalecimento do Q.P (Inteligência Positiva)

Bem, já não é segredo como o cérebro funciona, sabemos que o mesmo possui dois hemisférios sendo um o direito e o outro esquerdo, cada qual responsável por um comportamento que geralmente chamamos de Razão ou Lógico, e Emoção ou Intuição, conforme a representação abaixo:

1

Na inteligência positiva o mesmo é divido em SABOTADORES e SÁBIO, eu particularmente gosto de chamar do Anjo bom e o Anjo mau, pois é ai que surge aquela voz que nos diz, vai continua, ou simplesmente pare, espere, talvez você não consiga. Quem nunca se pegou falando consigo mesmo, “Cara tu é um fracote” ou “Nossa, você é capaz”, dessa forma esse auto diálogo intrapessoal pode nos empurrar por um caminho que não devemos seguir, mas achamos que é necessário prosseguir.

Em resumo, a inteligência positiva é dividida entre a mente que trabalha ao seu favor e a que trabalha contra você.

SABOTADORES X SÁBIO

A nível mundial o Ser Humano está sempre em pé de guerra, e sabe quem é o seu pior inimigo? Você mesmo!

E como isso é possível? Simples, nosso cérebro guarda um comando no subconsciente que são rapidamente acessados pelo nosso lado racional, a fim de preservar a nossa sobrevivência, o que é eficiente até uma determinada idade em nossas vidas, já que até pela falta do raciocínio “maduro” e “não saber” o que é certo ou errado, somos guiados por essas informações, guardadas como uma caixa, poderia até dizer que está em nosso DNA, localizada no que os neurocientistas chamam de ZONA SOBREVIVENTE.

Entretanto, após uma determinada idade esses comandos passam a nos prender no que chamamos de Zona de Conforto, sendo chamados a partir daqui de SABOTADORES, e para isso ele conta com um “Super Vilão” que fará de tudo para sabotar seu sucesso, a ele damos o nome de CRITICO.

Sabendo que o Critico sozinho não é capaz de arquitetar por completo o plano que o impedirá de alcançar seus objetivos, ele conta com parceiros que o fortalecerá nessa guerra e fará de tudo para lhe manter no seu estado cômodo, sugando sua energia de ativação e consequentemente o impedindo de realizar ação que mudará sua vida.

Por isso lembre-se:

Energia Gera ação, 

Ação gera poder 

E o Poder lhe permite ir além…

 

BENEFÍCIOS DO Q.P.

Sabe quando você fica sonhando com aquele projeto, ou aquela viagem, ou ainda com aquele emprego dos sonhos com um sucesso inigualável? Então, sabe dizer o porquê você ainda não os conquistou? O que lhe impede de ser o melhor ou atingir seu potencial máximo?

Vamos clarear, aprofundando um pouco mais!

Quantas vezes você quis iniciar algo e disse a você mesmo que esperasse mais um pouco?

Quantas vezes, você se fez de vítima, achando que tudo acontece só com você, que nada dar certo em sua vida?

Ou melhor, quantas vezes você parou…, pensou…, viu que estava tudo certo, mas teve que reanalisar tudo daquele projeto ou daquela decisão que talvez mudasse sua vida?

Advinha, você está sendo sabotado por você mesmo através do Crítico e seus comparsas! Ops, cúmplices…

Como um câncer, os sabotadores agem de maneira lenta e silenciosa, quando menos espera, você já está em suas garras, amarrado e acorrentado em crenças e valores que não lhe contribuem em nada, mas limitam seu potencial e tiram de você o prazer de desfrutar uma vida extraordinária, que poderia ser moldada para ser vivida com toda intensidade e percepção que se pode ter do mundo.

Daí a necessidade do fortalecimento do Q.P., quando você passa a compreender a necessidade de ativação da Inteligência Positiva, passa a dar espaço para o grande herói que habita em você mesmo, chamado de O SABIO (Uaal).

Com o fortalecimento do Sábio que é o individuo, ou melhor: você, eu e todos os que querem uma vida extraordinária, passam realmente a descobrir o seu potencial e ter percepções sobre os benefícios de uma vida sadia e positiva, construindo não somente um base sólida capaz de aguentar qualquer dificuldade, como também a capacidade de envolver as pessoas a nossa volta, contribuindo para um mundo melhor e mais fácil de viver.

Dessa forma, o fortalecimento do Q.P. auxiliará em diversas áreas de sua vida, entre elas:

  • Construção de Equipes mais eficientes e produtivas;
  • Equilíbrio entre Trabalho e Vida;
  • Criação de Filhos;
  • Melhoria das habilidades pessoais e profissionais;
  • Resolução de Problemas Complexos;
  • Descoberta de Significado e Propósito;
  • Trabalho e Convivência com pessoas Difíceis;
  • Saúde e Dieta;
  • Gerenciamento de Estresse;
  • Desenvolvimento de outras pessoas;
  • Outras aplicações.

 

FORTALECENDO O Q.P

É necessário que seja enraizado em você que vivemos uma batalha constante e interna, o que faz necessário nos armar e traçar estratégias para conseguirmos nossa liberdade e assim uma vida extraordinária.

Qual seria sua primeira ação para poder ter qualquer chance de vitória em uma batalha?

Para quem respondeu conhecer o inimigo, está totalmente certo!

Um grande Autor da Inteligência positiva o SHIRZAD CHAMINE, por sinal colega COACH, conseguiu catalogar em seu livro INTELIGENCIA POSITIVA, os principais sabotadores que junto ao Crítico tentam impedir nossa fuga da ZONA DE CONFORTO, que por sinal de conforto não tem nada, e dar o primeiro passo a uma vida de realizações.

Mas vamos lá conhecer nossos vilões e como eles nos sabotam:

  • O CRÍTICO: Sabotador principal, o que de fato afeta a todos. Sua missão é encontrar defeitos em si mesmo, nos outros e nas suas condições ou circunstâncias. A maior parte de sua ansiedade, estresse, raiva, decepção, vergonha e culpas são geradas por ele. Sua mentira é que você é o dono da razão e sem isso você não é capaz de atingir o que deseja! Mas sabemos que ele não quer que você atinja!
  • O INSISTENTE: Ele vem até você com a necessidade de perfeição, ordem e organização geralmente ao extremo. Sua missão é deixá-lo Ansioso e Nervoso, desta maneira consegue drenar suas energias ou a dos outros em sua volta com uma necessidade extrema de perfeição; Ele procura enganá-lo dizendo que perfeccionismo é sempre muito bom, quando na verdade, às vezes é melhor algo feito do que bem feito (Faz sentido?);
  • O PRESTATIVO: Ele age como uma forma de você ganhar aceitação e afeição ao ajudar, agradar, salvar ou elogiar o outro constantemente. Sua missão é fazer você perder de vista suas próprias necessidades, fazendo-os acreditar que está agradando ao outros porque é o certo. E suas necessidades, seus cuidados, seus sonhos onde ficam?
  • O HIPER-REALIZADOR: Ele procura influenciá-lo dizendo constantemente que se você não estiver a todo instante mostrando desempenho e realizações não terá respeito e nem validação própria. Sua missão é propiciar trabalho ou atividades constantes que possam levá-lo ao sucesso fictício, quando na verdade lhe distancia da real felicidade. Olhe um pouco a sua volta, será que você não deveria ser grato por tudo que já possui nesse momento?
  • A VÍTIMA: Ela influencia a ser temperamental e/ou emotivo a fim de buscar atenção ou afeto. Sua missão é desperdiçar suas energias mentais e emocionais, fazendo com que os outros a sua volta sintam-se frustrados, dizendo que você deve assumir a figura da vítima para poder atrair atenção para si mesmo. Será que atenção que você deseja não seria mais bem notada com sua autoestima?
  • O HIPER-RACIONAL: Esse sabotador coloca um foco intenso e exclusivo no processo racional de tudo, incluindo relacionamento. Sua missão é lhe cegar sobre as necessidades emocionais do outro, por se achar indigna de tempo ou considerações, podendo fazer você ser visto como: frio, distante ou intelectualmente arrogante. Será que essas são qualidade pelas quais deseja ser lembrado?
  • O HIPERVIRGILANTE: Sabe aquela ansiedade intensa e contínua em relação a todos os perigos que cercam você e em tudo que você pensa que poderia dar de errado? Pois é esse rapaz ai! Sua missão é provocar uma grande quantidade de estresse tentando lhe convencer que a melhor maneira de lidar com os perigos ao seu redor é ficar de olhos bem abertos. Seria importante para você viver e aproveitar os momentos ao invés de pensar no que nem pode vir a acontecer?
  • O INQUIETO: Leva você a busca incansável por emoções maiores ou tentando lhe manter sempre ocupado, esse sabotador lhe proporciona muita paz e alegria na sua atividade atual! Repare que eu falei na atual, ou seja, ele tira o seu foco do todo e das coisas que realmente importam, pois essa é sua missão. E como fica a vida que passa em sua frente?
  • O CONTROLADOR: Esse sabotador provoca em você uma necessidade extrema de se sentir no comando constantemente! Sua missão é tirá-lo energia e provocar ansiedade. Apesar de gerar resultados rápidos, ele faz com que as pessoas se afastem e fiquem com ressentidas com elas mesmas. Nem tudo que está em nossas mãos deve ser controlado, mas vivido! Faz sentido?
  • O ESQUIVO: Bem positivo, mas faz com que você evite tarefas difíceis e desagradáveis! Sua missão é fazer você procrastinar e evitar situações novas, diminuindo seu rendimento fazendo com que atrase trabalhos ou ações essenciais ao seu crescimento. Vai continuar prolongando seus sonhos ou começar a vivê-los?

Agora que você conhece cada um dos SABOTADORES, fica mais fácil você identificá-los em seu dia a dia, acredito que durante o processo de conhecimento você já deve ter se identificado um pouco com cada um, mas claro existe aqueles que são mais fortes em você. Para descobri-los poderá acessar o link no final desse poste e fazer o teste gratuitamente e assim conhecer de maneira mais próxima seus inimigos.

O segundo passo é saber sobre qual influência você está mais propício durante o seu dia para enfrentar seus desafios e superar seus obstáculos, você utiliza mais o SÁBIO ou os SABOTADORES, para isso deixo um link com outro Teste que o ajudará descobrir seu nível Q.P.

Antes de realizar o teste, você deverá saber que, uma pessoa que tenha seu Q.P. fortalecido ele terá uma pontuação de 75 pontos ou superior, o que significará que em 75% do seu dia ou das situações que direta ou indiretamente você participa, sua reação é com o uso do SÁBIO.

Mas calma, se a sua pontuação não atingir os 75 pontos, o que é muito provável que não aconteça, você deverá a partir de agora tomar ações de fortalecimento do Seu SÁBIO e transformá-lo no herói que construirá sua vida extraordinária.

FORTALECENDO O SÁBIO

Agora que você conhece seus sabotadores, você terá o mapa para fortalecimento do seu sábio, pois saberá definir quais são as suas mentiras e como superar suas limitações. Lembre-se que os sabotadores, sugam suas energias e provocam sensações ruins e desgastantes até a sua performance e é claro, para realização de seus sonhos.

Bem, vamos deixar de enrolação e partir para ação? Ok! (Olha o sábio ai aparecendo!).

Existem algumas técnicas e processos que você poderá realizar para ativar o seu Sábio e assim construir evidentemente um fortalecimento do seu eu, um deles é o próprio processo de COACHING individual ou o processo de TEAM COACHING UP, como também o uso de algumas técnicas simples que terei o maior prazer em apresentar, vejamos algumas que você poderá começar agora:

  1. TENHA EMPATIA: O ter empatia refere-se ser empático consigo mesmo, respeitando seus sentimentos e sonhos. Lembra-se quando tinha 8 anos de idade, o que lhe fazia feliz? Como era seu sorriso, o quanto você vibrava ou imaginava sendo um super-herói? Lembra como tudo parecia ser possível?
  2. EXPLORE: voltando a sua idade de 8 anos, lembra como você ficava fascinado com novas descobertas por mais simples que elas fossem? Pois é, resgate novamente essa fascinação, deixe entrar novos conhecimentos, experiências e sensações. Afinal, você pode fazer a mesma coisa mil vezes, mas sempre será algo novo. Procure ver a beleza do local por onde você passa a textura da pele da outra pessoa que você conversa ou até a cor dos olhos. Sabe o que vai acontecer? Também não vou contar! Quero que você viva essa experiência única.
  3. INOVE: Procure sempre dar continuidade a suas ideias, seus sonhos! Ou seja, vá sempre além das possibilidades, aceitando-se e claro, explorando possibilidades positivas. Um exemplo: Ah, seu eu pudesse viajar para o exterior! Sim eu posso viajar para o exterior e aproveitaria as oportunidades para conhecer os principais cantos turísticos e relaxar. Sua vez tente agora!

Com essas 3 dicas simples e aplicáveis ao seu cotidiano e a cada momento de sua vida, automaticamente você passará a dar poder ao seu SÁBIO, livrando-se dos seus sabotadores, mas claro que não por completo, entretanto diminuirá a ação deles em sua vida e construirá uma ponte segura entre você e seus objetivos.

INTELIGENCIA POSITIVA X DESAFIOS

Creio que até agora você já despertou seu Sábio de uma forma significativa, e que já conseguiu entender a essência da Inteligência positiva para sua vida, o que me faz perguntar:

 

ESTÁ PRONTO PARA VIVER UMA VIDA FANTÁSTICA?!

Seus desafios são meros obstáculos que apenas o fortaleceram nessa jornada de conquistas e realizações.

Junto a sua Inteligência positiva você torna-se capaz de ir além, muito além de suas próprias capacidades, apresentando-se ao novo e ao um mundo de possibilidades!

Passe a viver essa experiência única, junte-se a nós e construa em sua vida a ferramenta que sua empresa, seus negócios ou sonhos necessitam para alcançar e obtenha os melhores desempenhos já imaginados por você, talvez nem imaginados ainda, mas todos possíveis!

—-

Links para testes:

TESTE DE INTELIGÊNCIA POSITIVA

É isso, espero que tenha curtido esse poste e possa clarear sua vida e ações! Vamos juntos viver e alcançar todas as possibilidades possíveis e impossíveis.

Forte abraço!

LOGO_2018_FUNDO BRANCOpng

2 respostas para “INTELIGÊNCIA POSITIVA”

  1. Oi, Josafá! Aqui é Josy Vsant. CEO do Instituto Sant’s Treinamentos… Pra te deixar o recado de que o link está dando erro. Percebi num dos meus grupos de Mentoria que ninguém estava conseguindo fazer porque o link dava erro… E vi que é preciso ser usado na hora, senão depois de um tempo ele expira, então enviei o da escolha de teste mesmo, com o QP e o de Sabotadores. Sucesso!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s